O drama e o lírico


De todos os materiais, a água é o mais resiliente. Sobe até os céus, desce como gotas de lágrimas, percorre corredeiras, desce cachoeiras, cabe em um oceano ou no menor de todos os ofícios. Nunca dá desculpas para deixar de contornar seus obstáculos. Por não decifrarmos o Código da Resiliência, não assumimos formas e contornos para preservar o que amamos. Os melhores amigos um dia se afastam. Nem sempre se afastam psiquicamente, mas fisicamente. Alguns mudam de cidade, outros mudam seu estilo de vida, se recolhem no deserto de suas atividades. Permita-me parafrasear as palavras do Mestre dos mestres: bem-aventurados os que preservam seus amigos ao longo do traçado da sua história porque deles não é o reino da solidão.

Viver é conquistar, ter experiências, cultura, amigos, um grande amor; viver também é perder, diminuir a destreza muscular, o reconhecimento social, a vitalidade social. Viver é encantar com os outros e ter expectativas correspondidas; viver também é desencantar e ter expectativas esfaceladas. O drama e o lírico sempre nos acompanham.

Quem decifra o Código da Resiliência vai, ainda que sem ter consciência, construindo ao longo da vida centenas de janelas light em seu inconsciente, que darão sustentabilidade para sua lucidez, ânimo, sensibilidade, sabedoria, tranquilidade. Ainda que os aplausos cessem, a vida continuará um show no anonimato.


Augusto Cury - O Código da Inteligência

15 comentários

  1. Amei muito, mesmo!

    http://muundodamosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. a vida não para!
    amei o post!

    beijos,
    http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaah adorei o post! Nunca ouvi falar desse livro, mas curti o trechinho.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É um autor brilhante. Amo esse autor e seu modo de escrever é formidável.
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  5. Bonito esse texto do Augusto Cury, foi muito bom poder lê-lo em seu blog. Que sejamos como a água, que sempre arruma um jeito de seguir seu caminho.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog... Você escreve textos lindos!!!!
    Seguindo aqui, se puder seguir de volta ficarei muito grata!!!
    cantinhodeilusao.blogspot.com
    instagram: @nandamouras2

    ResponderExcluir
  7. Adoreei ♥
    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir